O sistema de suspensão absorve as tensões, forças e impactos gerados por buracos e demais avarias das pistas de rodagem, minimizando a transmissão dos seus efeitos para os passageiros do carro. É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada 10.000 km. Em geral, a suspensão é um conjunto formado por molas, amortecedores, bandejas, buchas, braços, pivôs, terminais e batentes. Para um perfeito alinhamento é necessário que todos os componentes da suspensão estejam em bom estado.
Fique atento aos principais sinais de desgaste no sistema:
> Ruídos e batidas nas rodasQuando qualquer serviço de suspensão é feito em seu veiculo torna - se obrigatório o alinhamento do veiculo.
Substituir o conjunto de embreagem não é apenas retirar o platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que podem sofrer desgastes simultaneamente e, por esse motivo, o profissional verifica todos os envolvidos e os substitui sempre que necessário. Fique atento aos principais sinais de desgaste no conjunto:
-Pedal de embreagem dura; -Ruídos de acionamento; -Ronco em marcha; -Dificuldade no engate das marchas; -Falta de potência de arranque.Veja algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem:
-Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, pois quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes;
-Nunca segure o veículo em uma rampa utilizando a embreagem como freio, este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo;
-Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;
-Nunca saia com o veículo em segunda marcha;
-Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.
Uma caixa de câmbio de um automóvel serve para desmultiplicar a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, por forma a transformar a potência do motor em força ou velocidade, dependendo da necessidade.
De uma forma geral e simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a velocidade.
Para que o torque seja transmitido para todos eixos, o sistema de transmissão deve possuir um componente que faça a distribuição de torque entre estes. A caixa de transferência, então foi desenvolvida para prover torque ao dois eixos, podendo ou não, o motorista, selecionar quando utilizar o sistema de tração nas quatro rodas. Além disso a caixa de transferência é, frequentemente, dotada de um sistema de redução que possibilita ao veículo mais torque para superar terrenos acidentados, subidas íngremes, solos arenosos, e situações extremas
O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração, tem função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semieixos que a principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes. Sendo assim sua regulagem, rolamentos e o óleo necessitam estarem todos em perfeitas condições, para seu funcionamento ser perfeito e evitar danos maiores a coroa e pinhão, não comprometendo a sua segurança.
O diferencial dianteiro possui a mesma função que o diferencial traseiro, transmitir o torque do motor para as rodas, entretanto ele é movimentado pela caixa de transferência a qual é conectada através de um eixo cardã dianteiro. Então os mesmos cuidados devem ser tomados, para que todo o sistema de 4x4 funcione corretamente.
A mecânica Pickup Oss executa o serviço de troca de óleo do motor, caixas e diferenciais seguindo as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo.
Quando deve ser realizada a troca de óleo do motor?
- Obedecendo as recomendações e a quilometragem indicadas pelo fabricante do veículo para a substituição de óleos;
- Quando o veículo rodar pouco é recomendável que o óleo do motor seja trocado a cada seis meses;
- Quando o veículo roda frequentemente enfrentando congestionamentos nos centros urbanos ou em estradas poeirentas.
- Verifique frequentemente os níveis do óleo no motor;
- Verifique frequentemente os níveis do óleo de caixas;
- Verifique frequentemente os níveis do óleo dos diferenciais;
- Não utilize o veiculo com o óleo vencido, porque reduz a vida útil dos componentes provocando o desgaste excessivo de suas peças e engrenagens;
- O nível do óleo no motor deverá estar sempre entre o mínimo e o máximo indicados na vareta de medição;
- Faça a troca dos filtros de óleo e de ar obedecendo às recomendações indicadas pelo fabricante do veículo;
- Tenha cuidado ao completar constantemente o óleo do motor ao invés de trocá-lo. O funcionamento do motor gera resíduos que se acumulam e contaminam o óleo, acelerando o desgaste do motor e diminuindo a sua vida útil.
O sistema de freio requer atenção especial, por ser um dos pontos fundamentais para manter a segurança do carro. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste excessivo, além de comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio. O fluido de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou, em torno de 10.000 km. Passe em nossa oficina e faça uma revisão no sistema de freio quando:
> O pedal do freio for até o fundo, mesmo que somente algumas vezesOs veículos modernos dispõem de um sistema eletrônico cujos componentes vieram substituir os carburadores e em camionetes as bombas injetoras, a chamada injeção eletrônica. Uma central eletrônica recebe informações de sensores e atuadores distribuídos pelo motor e componentes do seu automóvel (velocidade, pressão do ar, temperatura, ar condicionado, direção hidráulica, etc.) e com isto gerencia, numa fração de segundo, frequência e quantidade de combustível a ser injetado na câmara de combustão do motor.
Devido a sua complexidade, o Sistema de Injeção Eletrônica de combustível somente deve ser manuseado por profissionais competentes. A manutenção preventiva poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.
– Troca de óleo
A troca dentro dos prazos estabelecidos pelas montadoras é fundamental, geralmente entre 10 mil quilômetros ou seis meses.
– Filtros
Troque dentro dos prazos estabelecidos pela montadora os filtros de ar, de óleo e de combustível.
– Água do radiador
O nível no reservatório deve estar sempre entre o mínimo e o máximo ao ser verificado com o motor frio.
– Troca de marchas
Uma dica simples para evitar o desgaste do motor é fazer corretamente a troca de marchas. Evite aquela esticada na hora de cambiar.
– Aceleradas
Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor.
Devido a sua complexidade, o Sistema de Injeção Eletrônica de combustível somente deve ser manuseado por profissionais competentes. A manutenção preventiva poderá corrigir a formação de carvão na câmara de combustão, evitando danos ao motor.
Mecânica Pickup-Oss
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